HIPNOSE
Hipnose é um estado especial de consciência que possibilita mudanças no corpo, pensamentos, comportamentos e emoções das pessoas. É um estado natural da mente humana que todos entram. Todas as noites antes de dormir e todas as manhãs ao acordar, naquele período entre a vigília e o sono, ou seja, em que a pessoa não está dormindo, mas também não está totalmente desperta, ela está em Hipnose. Ao contrário do que a maioria pensa, Hipnose não é sono e a pessoa não vai ficar inconsciente, a pessoa fica acorda o tempo todo ouvindo o hipnotizador, porém num estado diferente de consciência.
Esse estado de consciência sempre foi utilizado desde as mais antigas civilizações para os mais variados objetivos. Na atualidade na área da Psicologia, esse recurso terapêutico é utilizado para tratar as pessoas de várias dificuldades, superando traumas, vícios, medos, dificuldades e ajudando as pessoas a utilizar mais o seu potencial psicológico, suas qualidades e seus recursos internos para sua saúde, felicidade e realização.
REGRESSÃO DE MEMÓRIA
Quando a pessoa está no estado de Hipnose, pode acessar mais facilmente lembranças e traumas há muito tempo esquecidos. Algumas pessoas se questionam: qual a vantagem de se buscar lembranças traumáticas? Não é melhor esquecer, deixar apagadas essas memórias? Esse questionamento se dá porque acreditam que, pelo fato dessas lembranças estarem esquecidas ou não se pensar mais nelas, não vão mais influenciar negativamente. E este é um grande erro! Mesmo que os traumas estejam esquecidos, apagados da memória consciente, eles continuam gravados na memória inconsciente e influenciam negativamente a pessoa.
Numa regressão de memória, são acessadas essas informações esquecidas, experiências ruins, crenças e decisões passadas. Uma vez acessadas essas experiências, o primeiro passo é tirar as emoções negativas como medos, raivas, tristezas, ressentimentos, mágoas e etc. Após essa limpeza emocional, a experiência pode ser resignificada, ou seja, mudada com outras percepções, decisões, crenças e formas de pensar mais satisfatórias e saudáveis para a pessoa.
À medida que esses conteúdos vão sendo trabalhados, a pessoa vai adquirindo sua autonomia para decidir, agir, pensar e se comportar de forma diferente, mais proveitosa, saudável e feliz. No entanto, a regressão de memória é apenas uma das técnicas da Hipnose e cabe ao profissional decidir qual o melhor tipo de tratamento para cada pessoa.
PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA - PNL
A Psicologia dispõe de várias abordagens, ou seja, formas de compreender a mente humana e ajudar as pessoas. Dentre essas abordagens estão a Programação Neurolinguística ou como é conhecida PNL. A palavra “Neuro” vem de neurológico (sistema nervoso - mente), onde nossas experiências são processadas. “Lingüística” vem de linguagem ou sistemas de comunicação (verbal e não verbal), onde representamos nossos pensamentos. E “programação” vem de programar a mente, ou seja, utilizar a mente de outras formas para atingir os resultados que deseja.
A PNL é a Psicologia do “como fazer”, a maioria das pessoas sabe o que tem que fazer, o que devem mudar e porque são desta ou daquela forma, mas não sabem como mudar. A proposta da PNL é mostrar como se faz para mudar, com novas estratégias e recursos para isso. Através da PNL é possível gerar mudanças rápidas de comportamentos, pensamentos e emoções e seu objetivo é a excelência humana, ou seja, como podemos ser excelentes no que somos e no que fazemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário